sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cultura

QUEM DISSE QUE O SÃO JOÃO MORREU?

Apesar de uma cultura mal preservada pela administração, a sociedade ribeirense vem tentando a cada dia resgatá-la.

Um exemplo desse resgate vem acontecendo neste mês de junho e no mês seguinte, com os festejos juninos e julinos, onde muitas comunidades se unem entre si e executam apresentações e eventos que na maioria das vezes a renda arrecadada é em beneficio da própria comunidade. Como aconteceu nas comunidades do Pimentel e a do Cabo Verde, onde ­boa parte da renda foi para as associações de cada uma delas.




Entretanto muitas pessoas, principalmente os jovens, por desconhecerem ou por falta de incentivo se ignoram a participar como “atores” principais e agem como “coadjuvantes”, porém a localidade do Cabo Verde vem mostrando há 3 anos que seus jovens estão bem atuantes, um forte exemplo dessa participação é a quadrilha que é constituída pelos jovens de todas as idades e que esse ano, como nos outros, abrilhantou a todos os presentes com seus inúmeros passos de dança junina.

Mas não é só nessas localidades que acontecem esse resgate, mas também em outras e principalmente nas zonas rurais e nos povoados, mostrando que a união dos MORADORES podem sim resgatar um pouco da cultura que vem sendo “apagada” pela atual administração.

Por: Michele Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!